
2026 já está aí – Feliz Ano Novo, btw! – e junto dele, aquela sensação de renovação. Um novo ano, uma nova agenda, um caderno cheio de folhas em branco esperando ser preenchido.
O que você espera desse novo capítulo do calendário? Quais são as expectativas, os receios, as metas e os desejos? Você é de fazer listas de objetivos, ou apenas segue o fluxo como se nada tivesse mudado?
Você está com energia pra engajar na busca do que quer, ou a vida te suga demais e só o que dá pra fazer é torcer pras coisas melhorarem?
Pessoalmente, sempre senti o final-de-ano-e-início-do-novo como um período pra parar, refletir e recomeçar. Considerando que meu trabalho é autônomo, o recesso acaba sendo menos um período de descanso e mais uma época pra colocar atrasos em dia e planejar as atividades futuras.
Mas a questão é: o planejamento sempre esteve ali. Organizar e estruturar coisas é algo que eu faço bastante. A criatividade borbulha e projetos se acumulam. Minha dificuldade está em colocar tudo em prática, em tirar as ideias do papel. E estar lidando com depressão há anos definitivamente não ajudou.
Este ano quero mudar isso.
- Quero voltar a registrar o dia-a-dia num diário. Lidar com amnésia dissociativa já é ruim o suficiente, e ter parado de anotar me gerou uns bons anos virtualmente vazios de informação.
- Quero ter um controle maior das finanças. Tá mais do que na hora de criar aquela tabela de gastos e administrar melhor a casa. :p
- Quero voltar a movimentar o corpo. Depois de 2 anos de um remédio que me deu pré-diabete, 15 quilos e evaporou a motivação pra me exercitar, agora volto a ter vontade de dançar. Bora! <o/
- Quero me nutrir melhor. Por mais que minha seletividade não seja muito extrema, é fato que minha alimentação não tem muita variedade nutricional…
- Quero ter mais presença no mundo digital. Tanto fazendo conteúdos do meu trabalho e divulgações, quanto interagir, opinar e informar sobre os temas que vivencio. 🙂
- Quero dar vida às minhas artes. Chega de me afogar na minha própria criatividade. De que adianta ser uma artista com um portfolio vazio, né?
- Quero manter um fluxo de estudos. Praticar mandarim diariamente e ler os inúmeros livros e artigos do nicho que quero me especializar: traumas e transtornos dissociativos. Haja foco!
Não sou de fazer lista de metas – eu sempre acabo 1) me frustrando e desanimando quando as coisas não avançam ou 2) completamente sobrecarregada pela quantidade de coisas a fazer. Mas não fazer nada também não ajudou, me deixando à deriva.
Então que este post de começo de ano sirva como um registro dos meus desejos pra este momento. Vamos ver como estarei daqui a 12 meses. 🙂

E você? Quais os planos pra 2026?
Lembrando que, nas campanhas de “meses coloridos”, estamos no Janeiro Branco – ou seja, o mês em que é reiterado o cuidado com a saúde mental. Afinal, não adianta criar uma lista cheia de objetivos e estar todo animado pra botar tudo em prática, se a sua mente e coração (ou corpo) estão em frangalhos.
E num ano que se iniciou com uma potencial Terceira Guerra Mundial batendo à porta, já vemos que a estrada que nos espera não vai poupar no quesito estresse.
Bora botar a terapia em dia!
E se quiser experimentar algo diferente, vem conhecer a Arteterapia comigo! 😀
Feliz Ano Novo! Happy New Year! 新年快乐!

