A Arte da Organização

Foto de Paul Hanaoka na Unsplash

Dentre as muitas coisas que o autoconhecimento é, uma delas é a capacidade de organizar nossa percepção de nós mesmos. E agora que estamos no período de troca de ano, de renovação de ciclos e preparação para 2024, nada melhor que falar um pouco sobre isso e como essa prática organizacional pode ser útil para ser aplicada à nossa Jornada Pessoal.

Gosto muito de usar a metáfora do novelo como ilustração do processo de autoconhecimento. Imagine que você, o ‘eu’ de agora, é um novelo de lã. Porém, esse novelo está todo bagunçado, cheio de nós, linhas diferentes, tudo emaranhado. Você enxerga apenas uma parte de algumas das linhas, e não consegue puxar nenhuma para fora.

A Jornada Pessoal implica em ir puxando, devagar e aos poucos, as linhas de lã emaranhadas, desfazendo os nós que encontramos, e separando as cores e diferentes fios. Nisso, vamos compreendendo melhor o que levou nosso ser a esse estado, o que precisamos fazer para dissolver os nós, quando devemos optar pelo corte de pontas soltas… e por aí vai.

Com um trabalho já mais avançado, o Processo de Individuação se volta à integração dos fios em um novelo coerente e livre de nós e emaranhados. Assim, nosso ser se torna mais fluído e completo, pois pode acessar e manifestar quaisquer características ali desenvolvidas ou até mesmo encontradas.

Foto de Beth Macdonald na Unsplash

Esse processo de organizar as coisas se dá dentro e fora de você. Geralmente pensamos em organização somente das coisas do nosso mundo externo – arrumar e limpar a casa, manejar contas e dívidas, comprar itens novos e se desfazer dos velhos, mudar coisas de lugar, etc. Entretanto, é preciso fazer esse mesmo processo internamente.

Nesse final de ano, em vez de apenas olhar para as coisas de fora que precisam ser organizadas ou renovadas, leve sua atenção um pouco para dentro. Observe como foi o seu comportamento ao longo do ano que passou, como você reagiu às coisas, o que pensou e sentiu, e o que gostaria de mudar, melhorar ou se livrar.

Foto de Cristian Escobar na Unsplash

Que neste novo ano você possa ser capaz de olhar tanto para dentro quanto para fora, e conquistar a sonhada organização e leveza que esse processo pode te trazer.

Feliz Ano Novo!


Deixe um comentário